domingo, 4 de julho de 2010

O pior defeito humano



Não é a raiva, nem o ódio, nem a inveja, nem a agressividade. Não é o egoísmo, nem a futilidade, nem a burrice. Não é a intolerância, nem a estupidez, nem a ira ou a crueldade. O pior defeito humano é sem dúvida, a preguiça.

O ser humano quando se acomoda se torna um peso morto. A preguiça é uma chaga, uma doença silenciosa que corrói a alma de quem tem preguiça de pensar, de refletir, de criar. O preguiçoso é aquele que tem tempo e energia e mesmo assim se entrega ao comodismo, opta pelo mais fácil, evita o desafio.

(Sou preguiçoso como a maioria dos seres humanos. Opto pelo mais fácil. Evito desafios. Criei esse blog e o abandonei a própria sorte. Por pura falta de vontade de criar.)

É imperdoável, apesar de ser algo humano e portanto aceitável. O pior é quem fica mergulhado na preguiça o resto da vida, não pensa, segue o pensamento dos outros, prefere ser arrastado pela maré dos acontecimentos. A preguiça faz com que o ser humano prefira se acomodar do que ter opiniões, do que combater injustiças, do que fazer a diferença no mundo É pelos homens serem preguiçosos que pessoas despreparads chegam ao poder, é por sermos preguiçosos que deixamos a estupidez tomar conta do mundo, é por sermos preguiçosos que por séculos deixamos a intolerância tomar o espaço do diálogo. Isso porque para dialogar é preciso pensar.E pensar cansa!

Mas sempre é possível derrotar o comodismo...Quem se dá conta que se entregou a preguiça já tem um grande mérito.

Pense, aja..matar a preguiça que existe em nós um pouquinho a cada dia.


2 comentários:

  1. Pedro, seu texto é ótimo, adorei seu blog... abração.
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Minha preguiça não me afeta. Deixo ela dentro da nminha gaveta de meias todas as manhãs e somente a busco na hora de dormir.

    ResponderExcluir