domingo, 12 de dezembro de 2010

The Vampire Diaries: Livro x Série

De Harry Potter a Senhor dos anéis, passando pelas Crônicas de Nárnia, Crepúsculo, Livros de Stephan King, de Nicolas Sparks entre outros: sempre considerei as obras literárias superiores as adaptações para o cinema ou televisão. Sempre. Isso até me deparar com a série de livros The Vampire Diaries e a sua adaptação para a televisão.

A série é inegavelmente superior aos livros.

Vamos ao primeiro livro "O Despertar". A premissa é boba e ingênua: Uma garota chamada Elena, fútil e egoísta, sempre foi a Rainha da escola, tendo o mundo aos seus pés. A chegada de um garoto estrangeiro muda tudo, pois ele esnoba e evita a companhia de Elena. Ela sente-se ofendida e desafiada e assim, não descansa até conquistar o amor do garoto. E coincidentemente o garoto estrangeiro, na verdade é um vampiro que tem um passado tortuoso, já foi apaixonado por uma vampira que era idêntica a Elena e que o encontrava ao mesmo tempo que se relacionava com seu irmão Damon. E agora, Damon, aparece para perturbar o irmão e seduzir Elena.

O livro "O despertar" (o primeiro da série) é isso, simplesmente isso, nada além disso. As situações são irreais, os personagens caricatos e a ação inexiste.

A série apesar de ter o mesmo enredo inicial não é tão rasa. A primeira grande alteração é a personalidade da protagonista, diferente da Elena do livro, que é loira, fútil, egoísta, a Elena da série( encarnada pela gatíssima Nina Dobrev) é generosa, abnegada, doce e têm conflitos interiores intensos.

Essa alteração modifica completamente o foco dos acontecimentos. E é apenas um exemplo de como a história funciona melhor na série do que no livro. Isso acontece, sobretudo porque a série é muito bem pensada, planejada, cheia de acontecimentos e de tensão absoluta.

O livro, em suma, é apenas uma historinha boba sobre vampiros. Mas sou grato a autora L.J. Smith, pois graças a sua criação existe hoje uma série fantástica e prazerosa de se acompanhar.

Um comentário:

  1. Querido escritor, há um presente para ti no meu blog Lectando-me! Se quiser, pegue-o, pois foi feito com carinho para ti.
    Abraço,
    Jasanf.

    ResponderExcluir