sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vendo a vida através da obra açucarada de Danielle Steel

Tenho vergonha de admitir: Fui louco por Danielle Steel. Tinha catorze anos. Me apaixonei por seus livros, por seu ritmo açucarado de contar uma história. Devorei mais de quinze obras de sua autoria. Era um fã ardoroso. Porém...enjoei. Danielle Steel se tornava repetitiva a cada livro. Então a abandonei. Hoje não conseguiria ler nenhum livro seu. Nem sob tortura.

Segundo a wikipédia, Steel: "É muito conhecida por suas histórias de dramas românticos e já vendeu mais do 560 milhões de cópias dos seus livros, traduzidos em 28 línguas e vendidos em 47 países. (...) Danielle obtém o indestronável estatuto de autora de best-sellers tendo editado mais de 60 romances."

Apesar de Danielle Steel não fazer parte dos meus atuais autores prediletos, sua obra fez parteda minha adolescencia e acredito que ler a açucarada Steel, é na verdade, uma boa porta de entrada para o mundo da leitura.

Por isso, elenco abaixo os três livros de Steel que mais me marcaram e que foram importantes para minha adolescência:

Segredos do passado: A história de uma frágil velhinha que sempre foi uma avó amorosa e doce.Após sua morte seus netos descobrem que no passado viveu uma grande e emocionante história de amor na rússia imperial. Tinha catorze anos quando li. Achei a história muito empolgante. Claro que na época não tinha a maturidade de perceber que Danielle fez um retrato muito pobre e sem conteúdo da Revolução Russa.

O fantasma: Vejam o resumo: "Charles Waterson, um homem bem sucedido quer a nível profissional quer no amor vê, a certa altura, a sua vida sofrer alterações drásticas. O casamento desmorona-se e ele abandona uma carreira sólida em Londres para ir viver em Nova-Iorque. Próximo do Natal decide fazer uma viagem a Vermont para esquiar , mas uma tempestade obriga-o a parar numa pequena cidade do Massachusets. Aí conhece uma viúva idosa que lhe oferece o aluguer de uma sumptuosa mansão, escondida na floresta, que pertencera a Sarah Ferguson, uma mulher que vivera duzentos anos antes. Desde o primeiro instante em que entra na mansão Charles sente a presença dessa mulher e, ao descobrir algumas coisas sobre a vida de Sarah, revê nela as mesmas inseguranças e as mesmas dúvidas que ele próprio está a viver naquela fase da sua vida". Romance água com açucar que transformou um certo jovem de quinze anos em um adorador de Steel.

Álbum de família: O único romance que seria capaz de reler. Pois vale a pena. Sempre adorei sagas familiares. Essa obra conta a história da família Thayer, formada por uma atriz de Hollywood e um ex-soldado e seus filhos. Uma história tocante e talvez seja a única obra que Danielle tentou retratar a essência de uma família norte-americana, ao aboradr temas como valores distorcidos, preconceito e guerra do vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário