domingo, 22 de novembro de 2009

Vendo a vida através de Madame Bovary


Madame Bovary é um clássico universal. Eu teimosamente nunca vou muito com a cara dos clássicos universais. Mas Emma Bovary me pegou de jeito. Esse livro é muito bom. Fleubert, o autor, era um verdadeiro mestre.
Madame Bovary é uma história com um enredo simples: a história de um casamento de um médico com uma moça romântica do campo. O casamento sufoca a moça, fazendo com que ela traía seu marido por duas vezes. No final, encurralada pelas circunstâncias acaba se matando.
Madame Bovary, como livro, é fantástico não pelo enredo, mas pelo modo que é escrito, o modo que a personagem-titulo é descrita,seus pensamentos, anseios, desejos, medos. Impossível não sentir pena de Emma Bovary, vítima de seus sonhos, vítima de uma sociedade cruel, vítima de sí mesma, Vítima por sua condição de mulher numa sociedade patriarcal.
É uma história triste, pessimista... Mas absolutamente necessária para refletir sobre nós mesmos e a sociedade que vivemos.

Um comentário:

  1. Tem muita Ema nos dias de hoje ainda vivendo à sombra dos homens. Não é uma campanha feminista, mas acho que de certo modo esses clássicos deveriam despertar a sociedade para uma nova realidade, de equidade de gêneros, afinal as mulheres movem o mundo, e precisam de sol...

    ResponderExcluir